Conclusões. (II)

What is worst, the lie or the omission?

Parece que já oiço a resposta a esta questão, quase em uníssono, – a mentira. Mas para mim a mentira e a omissão estão num mesmo patamar. A omissão pode, frequentemente, levar à mentira. Não fosse a mentira um suporte de defesa para manter uma omissão. Quem mente, é porque quer de facto omitir algo. A omissão é um como um velho jogo das escondidas, onde o vencedor demonstra-se por ser o mais hábil na arte da mentira.
Chamar-lhe arte, não será um pouco ofensivo, para o que se considera genericamente como arte em si? Há-que pensar um pouco e admitir que quem gere a mentira cria uma frágil rede de argumentos e acções, que se não for muito bem armada pode se tornar num fácil alvo para aqueles que aplicam uma observação mais rigorosa. Existe sempre (and thanks god), alguém que não se deixa ficar pelo visível, pelo que é facilmente exposto aos nossos olhos. Alguém que implica, investiga, reflecte sobre o que lhe entregue de “mão- beijada”. Nada é o que aparenta ser. Muito raramente a aparência é sinónima de verdade.
Quem se fica pelo visível, nunca conhecerá a destreza da mentira. E nunca entenderá o que a omissão deixa por dizer. No fundo, tudo isto se trata de um jogo de palavras. A omissão soa mais dócil perante uma mentira que adultera e compete directamente com a pura verdade.
Nada pior que um mentiroso! Em contrapartida poucos são aqueles que são julgados pela omissão. Seja como for, este rol de palavras que caminham entrelaçadas, olhemos para o que se toma como “verdade” com um pouco mais de perícia.

 

Anúncios

One thought on “Conclusões. (II)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s